exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tesla já construiu metade da maior bateria do mundo

Ilustração do projeto que a Tesla pretende instalar no sul da Austrália

  • 333

Há apostas entre homens de negócios que têm o condão de mudar o mundo, e Elon Musk e Mike Cannon-Brookes estão aí para o provar mais uma vez: em 100 dias, a Tesla terá de construir uma bateria de 100 MW (ou 129 MWh) no sul da Austrália. Metade da aposta já está cumprida – falta apenas construir a metade restante deste dispositivo desenhado para armazenar energia captada por turbinas eólicas, informa a BBC.

A futura bateria é apontada como a maior alguma vez fabricada.

O repto começou a ganhar forma na conta de Twitter de Cannon-Brookes, com o propósito de atrair para o projeto algumas das maiores empresas de desenvolvimento de baterias.

O governo australiano já fez saber que pretende disponibilizar um fundo de 150 milhões dólares australianos (quase 100 milhões de euros) para projetos como o da maior bateria do mundo. A

contagem de decrescente arrancou a 30 de setembro, mas passados três dias Musk já fez saber que metade dos trabalhos envolvidos neste desafio já estão cumpridos. O que poderá ser um sinal de que a Tesla já andaria a produzir componentes para esta bateria recordista muito antes de se iniciar o contrarrelógio.

Caso não consiga ganhar a aposta, a Tesla entrega ao estado australiano a nova infraestrutura - sem qualquer custo. A maior bateria do mundo deverá implicar um investimento de 50 milhões de dólares australianos (cerca de 33 milhões de euros).

  • 333