exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Boeing compra Aurora para reforçar aposta nos drones e aviões elétricos

A Aurora Flight Sciences especializa-se em tecnologia de ponta na aviação, incluindo drones, aviões elétricos e veículos VTOL. Agora, acabou de ser comprada pela Boeing.

  • 333

Exame Informática

A Aurora produz alguns dos seus próprios aviões e distingue-se pelo trabalho inovador no que diz respeito ao design. A empresa já trabalhou para a NASA, para os militares dos EUA e colabora atualmente com a Uber no Uber Elevate, um carro voador que as empresas querem ter em Dallas e no Dubai em 2020. A Boeing quer posicionar-se na dianteira da corrida para as novas tecnologias na aviação, nomeadamente nos aviões elétricos e nos veículos de descolagem e aterragem vertical (VTOL, na sigla em inglês). A utilização de motores elétricos vai permitir criar novos designs e formatos, uma vez que são mais leves e permitem a integração de propulsores virados para o chão.

Para a Uber, por exemplo, a cidade do futuro terá vertiports, de aeroportos pequenos de onde partem e aterram os VTOL, para tornar as viagens intermédias mais rápidas. Os aviões elétricos e autónomos, por sua vez, também podem ajudar a cortar nas necessidades de pilotos para voos regionais, tornando as deslocações mais baratas e revitalizando os pequenos aeroportos, que não recebem os aviões de maiores dimensões.

Ainda não se conhecem os detalhes de como os trabalhos da Aurora vão ser integrados na estrutura da Boeing.