exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Há mais uma localização do GigaPIX. O que é bom para as ligações à Net

O GigaPIX já estava presente em dois locais e agora vai ter mais uma localização, no Prior Velho. Este é o ponto que assegura o tráfego de Internet com origem e destino em Portugal.

  • 333

Exame Informática

O datacenter da itconic, no Prior Velho, é a mais recente localização do GigaPIX. Esta nova aposta justifica-se pelo aumento de tráfego em 65% no último ano e irá permitir a ligação de novas organizações ao ponto que assegura o tráfego de Internet com origem e destino em Portugal sem que este tenha de cruzar fronteiras.

O GigaPIX melhora a qualidade das interligações das redes IP em Portugal, evitando a utilização de recursos internacionais para o trânsito de pacotes IP, o que torna a comunicação mais eficiente e menos dispendiosa.

Esta nova localização vai estar ligada física e logicamente às outras duas salas técnicas em Lisboa, no Campus do Laboratório Nacional de Engenharia Civil, e no Porto, na FEUP, explica o comunicado de imprensa. A iniciativa é promovida e operada pela Unidade de Computação Científica Nacional da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A adesão ao GigaPIX é aberta a todas as organizações que cumpram os requisitos técnicos e legais, facilitando uma plataforma de troca de tráfego IP a todos os membros.