exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Sistema operativo dos OnePlus espia os utilizadores

Um investigador de segurança denunciou que o OxygenOS usado nos telefones OnePlus está a recolher informações de utilização e a enviá-las para a empresa, em conjunto com o número de série.

  • 333

Exame Informática

Chris Moore é o investigador de segurança que revelou que o sistema operativo móvel baseado em OxygenOS usado nos OnePlus monitoriza dados como com que frequência o telemóvel é desbloqueado, quais as apps mais usadas e a que redes Wi-Fi o aparelho é conectado. Estes dados são enviados, sem qualquer consentimento claro do utilizador, para os servidores da empresa, em conjunto com o número de série do telefone, o que faz com que seja relativamente simples identificar o utilizador.

A OnePlus justifica que a transmissão destes dados é feita através de ligações seguras, com o objetivo de afinar o software para oferecer uma melhor experiência de utilização. A ideia é também oferecer um melhor suporte pós-venda, avança o The Next Web. A empresa diz ainda que o utilizador pode cessar esta recolha e partilha de dados indo às opções avançadas de configuração.

Apesar de a recolha deste tipo de informações poder ser normal, é questionável que a empresa não peça explicitamente permissão do utilizador antes de começar a “espiá-lo”.

  • 333