exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

DJI apresenta tecnologia para identificar e monitorizar drones em voo

A DJI demonstrou em Bruxelas a tecnologia Aeroscope, que monitoriza as comunicações entre um drone e o seu controlador. As autoridades conseguem assim localizar e rastrear drones em pleno voo.

  • 333

Exame Informática

A Aeroscope usa o link existente entre um drone e um controlador para emitir algumas informações de identificação, como o número de série e alguma telemetria básica como a localização, altitude, velocidade e orientação. A tecnologia pode ser usada por polícias, agências de segurança, autoridades da aviação para localizar os drones em pleno voo.

Brendan Schulman, vice presidente da DJI, afirma que «os drones tornaram-se uma ferramenta do quotidiano para uso profissional e pessoal. As autoridades querem ter a certeza que conseguem identificar quem está a voar perto de localizações sensíveis ou de forma a que levante algumas preocupações. A DJI Aeroscope responde a essa necessidade de maior transparência, com uma tecnologia simples, confiável e barata – e que está pronta para usar agora», cita o comunicado de imprensa.

Durante uma demonstração em Bruxelas, foi possível ver que o utilizador da Aeroscope recebe imediamente a informação mal um drone seja ligado nas imediações, sendo depois mostrado num mapa, com a informação do número de registo, o equivalente à matrícula do drone.

A tecnologia funciona com todos os drones DJI atualmente no mercado, o que significa cerca de dois terços de todos os drones vendidos a civis. Os restantes fabricantes podem também facilmente configurar os seus drones existentes e futuros para transmitir a identificação da mesma forma.

A ligação é analisada de forma local e direta pelos aparelhos recetores e não há transmissão para a Internet, pelo que não há o perigo de os dados serem guardados automaticamente em redes governamentais ou usados para espiar os utilizadores. Esta opção permite ainda evitar custos e complexidade no sistema.

A tecnologia Aeroscope está em testes em dois aeroportos atualmente.

  • 333