exameinformatica

Uma parceria EXPRESSO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Testes com carros autónomos na CREL

Portugal vai receber, no próximo ano, alguns testes a carros autónomos. Os veículos vão circular num “corredor de segurança”, acompanhados por autoridades, na CREL.

  • 333

Exame Informática

Os primeiros testes em Portugal com veículos autónomos devem começar em outubro de 2018, num corredor de segurança na A9, a Circular Regional Exterior de Lisboa. A iniciativa vai decorrer também em Madrid e Paris, ao abrigo do projeto AUTOCITS. A agência Lusa avança que os testes vão decorrer em locais já determinados numa faixa de sete quilómetros entre a Avenida Marginal e o cruzamento da A9/CREL com a A16. Os carros vão circular sempre com condutores a bordo, prontos a intervir caso necessário, e serão acompanhados de autoridades policiais.

A equipa responsável pretende testar a resposta dos carros autónomos face a obstáculos na estrada, condições meteorológicas diferentes, veículos avariados, manutenção de decorrer e veículos em marcha lenta. Todas estas simulações vão chegar ao mesmo tempo a todos os veículos que estejam ligados ao centro de controlo e as respostas serão definidas pelo sistema automatizado que for implementado.

Durante estes testes, serão utilizados veículos de França, de Espanha e um carro modificado pela Universidade de Aveiro, havendo ainda a abertura para empresas e marcas automóveis que queiram participar.