exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Dinamarca prepara-se para exigir ver histórico de pesquisas e atividade social de estudantes

O Ministério da Educação da Dinamarca propôs a aprovação de uma lei que obriga os estudantes a mostrar os seus computadores portáteis e telemóveis antes de fazerem exames, para uma análise ao histórico de pesquisas e ao que fizeram nas redes sociais.

  • 333

Exame Informática

A ministra da Educação na Dinamarca, Merete Riisager, pretende que os alunos deixem as escolas ver os seus computadores portáteis. A proposta visa tornar mais difícil fazer batota nos exames e prevê que os examinadores tenham acesso aos aparelhos dos alunos para verificar o histórico de pesquisas online e até a atividade nas redes sociais, explica o The Next Web. Os examinadores terão o direito de poder inspecionar os conteúdos guardados, ver os logs e vasculhar todos os ficheiros.

Embora as escolas não tenham o direito de forçar o acesso, a proposta de lei prevê que o aluno tenha de anuir a que os portáteis possam ser inspecionados para se poder inscrever num exame ou fazer uma apresentação. Caso não concordem, os alunos poderão ser obrigados a ver os seus dispositivos confiscados por um dia ou, pior, ser expulsos da instituição de ensino, segundo esta proposta.

O documento vai ser analisado e poderá mesmo ser implementado, apesar de já ter recebido algumas críticas.