exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

FBI falhou na tentativa de aceder a 6900 smartphones

Chip Somodevilla / Getty Images

O número significa que a agência não teve sucesso em mais de metade dos casos nos últimos 11 meses

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

O FBI tentou, sem sucesso, aceder a 6900 dispositivos móveis nos últimos 11 meses. A revelação é do próprio líder da agência, Christopher Wray, e este número significa que o FBI falhou em mais de metade dos casos na tentativa de acesso aos smartphones que tinha como alvo.

Recorde-se que, no ano passado, a recusa da Apple em deixar que o FBI acedesse ao iPhone do autor de um tiroteio em San Bernardino gerou muita polémica. A agência acabou por conseguir entrar no smartphone graças a uma ferramenta de uma terceira parte que nunca foi oficialmente confirmada, mas a maioria dos especialistas de cibersegurança concorda que é praticamente impossível fornecer uma backdoor a entidades governamentais sem comprometer a segurança dos utilizadores.

Citado pela Associated Press, Christopher Wray afirma que a encriptação dos dispositivos é um «enorme, enorme problema», embora compreenda que é necessário alcançar um equilíbrio entre a encriptação e a importância de dar às forças de autoridade as ferramentas necessárias para manter as pessoas em segurança.

  • 333