exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Há um novo ataque informático em marcha na Europa e na Rússia

O Bad Rabbit está a espalhar-se por vários países e já fez cerca de 200 vítimas na Rússia, Ucrânia, Turquia e Alemanha

  • 333

Exame Informática

Especialistas da Kaspersky Labs, da ESET e da Proofpoint alertaram os utilizadores para a disseminação do código malicioso Bad Rabbit que sequestra os ficheiros dos computadores afetados e pede um resgate de 0.05 Bitcoin, ou seja, cerca de 260 euros, para os libertar novamente.

Na Ucrânia, o ataque foi identificado no aeroporto de Odessa, no metro de Kiev e no Ministério da Infraestrutura, embora não se confirme que é o Bad Rabbit em todas estas situações. Por outro lado, as empresas russas Interfax e Fontanka.ru já confirmaram ter sido vítimas deste código que se espalha disfarçado de atualização do Adobe Flash, explica o Engadget.

Os utilizadores que estão afetados são confrontados com um pedido de resgate e um prazo de 40 horas para pagar, antes de o preço subir novamente.

Ainda não há qualquer indicações sobre se esta vaga de ataques está relacionada com o Petya, com o NotPetya ou com o WannaCry, que afetaram milhares de utilizadores em vários países nos últimos tempos. Ainda nenhum grupo de hackers reinvindicou a autoria dos ataques.