exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

SafeCap, o boné da Ford que pode salvar vidas dos condutores

Exame Informática

  • 333

A Ford desenvolveu um boné que monitoriza os movimentos de cabeça dos utilizadores e os alerta quando há o perigo de estarem a adormecer ao volante. O equipamento surgiu de uma parceria com uma agência criativa do Brasil.

Exame Informática

No âmbito da celebração dos 60 anos a produzir camiões no Brasil, a Ford decidiu apresentar um boné que pode salvar vidas de condutores, especialmente daqueles que ganham a vida ao volante. A fabricante automóvel, em parceria com a agência criativa GTB, apresentou o SafeCap, um boné que analisa os movimentos da cabeça do utilizador e os cruza com aqueles que são associados a sono e fadiga, usando depois sons, luzes e vibração para o despertar, explica o Engadget.

Os criadores deste boné analisaram os movimentos de cabeça frequentes nos condutores, como olhar para o painel ou para os espelhos e aqueles que significam sonolência. O SafeCap integra um acelerómetro e um giroscópio que medem esta atividade e, em caso de perigo de o condutor adormecer, são ativados sons, luzes e vibrações para o acordar.

Ainda não se sabe se o protótipo vai chegar a ser comercializado em massa, mas o diretor de vendas da Ford no Brasil já avançou que o plano é partilhá-lo com outros países.

  • 333