exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ataque informático: Repositório com dados de milhões de casas americanas à solta na Internet

A UpGuard Cyber Risk Team alertou que está disponível online uma base de dados que contem informação sobre 123 milhões de casas norte-americanas. Os dados podem ser usados para várias atividades maliciosas, como spam ou roubo de identidade.

  • 333

Exame Informática

A equipa de especialistas refere que a base de dados não contem nomes, mas há 248 campos de informação, desde moradas, idade, género, habilitações literárias e estado civil, bem como dados financeiros e eventuais empréstimos ou hipotecas.

Ao que tudo indica, a base de dados foi deixada online por uma empresa de estudos de mercado chamada Alteryx, noticia a Cnet. A informação foi descoberta em outubro, num repositório da Amazon Web Services S3. Os dados pertenciam a um parceiro da Alteryx, a Experian, e também ao gabinete de Censos dos EUA.

À Forbes, a Alteryx desvalorizou a revelação destes dados, dizendo que se trata de informação não identificada e baseada em modelos e estimativas. Por outro lado, a Experian diz que se trata de um assunto da Alteryx e não dos seus próprios sistemas.

Os investigadores da UpGuard alertam que uma base de dados com informações como a existência de hipotecas ou não pode valer muito no mercado negro, para que hackers possam, por exemplo, cometer roubos de identidade ou mesmo conduzir ataques de spam.