exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Movimento pela Utilização Digital Ativa lança programa de voluntários

O MUDA quer colocar os jovens que são nativos digitais a ajudar pessoas que não sabem utilizar a Internet ou ajudar a fazer uma utilização mais sofisticadas. O programa voluntário vai decorrer durante o próximo ano.

  • 333

Exame Informática

O Movimento pela Utilização Digital Ativa é um programa promovido por várias empresas, universidades e associações e pelo Estado português. Os seus mentores pretendem incentivar a participação dos portugueses no espaço digital e ajudar a tirar partido dos benefícios associados aos serviços digitais. Para o próximo ano, a organização pretende ter o programa nacional de voluntários onde quer ligar os jovens a ajudar os que estão menos familiarizados com as novas tecnologias.

O MUDA está a definir com a DECO uma sensibilização junto dos estudantes maiores de 16 anos para fazerem parte da equipa de voluntários. Por outro lado, a ENTREAJUDA vai ajudar a assegurar um ponto de encontro entre a procura e a oferta de trabalho voluntário.

O programa pretende alterar o panorama atual em Portugal, onde mais de 25% dos cidadãos revela nunca ter usado a Ne e 40% apenas fazer uma utilização básica. Os jovens vão poder ser agentes deste programa ao nível das suas casas, ruas ou até bairros e ajudar, por exemplo, a criar contas de email ou perfis nas redes sociais, explicar as vantagens das faturas eletrónicas ou mesmo utilizar banco online ou a fazer compras.

Há ainda um website em muda.pt onde os voluntários podem aderir e ficar a saber como podem fazer para ajudar, bem como a hashtag #QUEROPORTUGALMAISDIGITAL.

  • 333