exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Kodak entra no segmento da moeda virtual com as KodakCoin

A Kodak fez um anúncio surpreendente para informar que vai passar a disponibilizar moeda virtual para ser usada dentro do sistema KodakOne e que irá permitir a fotógrafos e agências registar e licenciar o seu trabalho.

  • 333

Exame Informática

A KodakCoin é uma moeda virtual especificamente destinada a fotógrafos. O objetivo é criar um sistema de registo dos direitos de autor das fotografias e garantir um maior controlo na gestão desses direitos por parte dos profissionais.

A Kodak pretende criar uma nova economia para os fotógrafos poderem receber pagamentos e vender o seu trabalho através de uma plataforma segura.

Recorde-se que a CryptoKitties, baseada em Ethereum, tem uma abordagem semelhante para poder vender artwork e ilustrações através da tecnologia de blockchain, algo que a Kodak estará a tentar fazer agora com as fotografias originais.

A solução para a Kodak poderia ter passado por uma rede social especializada onde os trabalhos pudessem ser comercializados de forma segura, mas a empresa parece ter entrado na onda das buzzwords como criptodivisas ou moedas virtuais para ganhar alguma atenção mediática.

As KodakCoin devem estrear-se nos EUA e Canadá a 31 de janeiro. Após o anúncio, as ações em bolsa da Kodak dispararam 60% para os 5,02 dólares.