exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Rumor: o satélite secreto Zuma, lançado pela SpaceX, está perdido

A missão secreta acabou por acontecer neste domingo, depois de vários atrasos. Ainda não se sabe o que continha o Zuma, mas há rumores de que a missão possa não ter corrido como esperado.

  • 333

Exame Informática

A SpaceX confirmou o lançamento do foguetão que levava a bordo o Zuma e a posterior aterragem, do primeiro módulo, algures na Florida. No entanto, a empresa liderada por Elon Musk não avançou oficialmente para dizer que a missão tinha sido um sucesso. Há rumores de que o satélite Zuma, criado pela Northrop Grumman, esteja perdido no espaço. Alguns jornalistas e especialistas noticiavam que o satélite teria voltado para a Terra, juntamente com a parte superior do foguetão Falcon 9, avança o ArsTechnica.

Um porta-voz da SpaceX afirmou que a empresa não comenta missões desta natureza, mas que os dados indicam que o Falcon 9 se portou à altura.

Por sua vez, a Northrop Grumman, que criou o satélite Zuma a pedido do governo dos EUA, não comenotu o assunto. Esta foi a terceira missão da SpaceX ligada à segurança nacional dos EUA e era vista como crítica para a empresa conseguir assegurar mais contrados lucrativos com o governo americano.