exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Robô de 16 mil dólares usa Inteligência Artificial para... dobrar e separar roupa

O Laundroid é um robô criado pela Seven Dreamers para facilitar a dobragem e separação de roupa. Há uma app que permite definir de que membro do agregado familiar é cada peça e o sistema todo custa cercad e 16 mil dólares.

  • 333

Exame Informática

Esta é a segunda versão do Laundroid, depois de o original ter sido mostrado na CES do ano passado. Agora, este robô tem um melhor aspeto, com um acabamento brilhante, o que o torna adequado para as casas modernas. O sistema usa Inteligência Artificial e aprendizagem de máquina para conseguir ser mais eficiente a dobrar e separar toda a roupa do agregado familiar. No interior, há braços robóticos que pegam na roupa, scanners ligados a câmaras e uma rede Wi-Fi ligada a um servidor que compara a peça em questão com um catálogo de mais de 256 mil roupas. Os braços depois atuam conforme a forma mais eficiente e ajustada a cada peça, explica o The Verge.

A expectativa é que uma carga completa de uma máquina de roupa demore cerca de duas horas a ficar toda dobrada e separada. Cada t-shirt, por exemplo, demora cinco a dez minutos. A app que acompanha o Laundroid permite catalogar toda a roupa por tamanho, tipo ou cor. O utilizador pode ainda definir logo no início a quem pertence cada peça e, no final, conseguir ter a roupa toda separada.

Na demonstração a que o The Verge teve acesso, a experiência não correu bem, com o sistema a ter dificuldades em reconhecer uma t-shirt de cor escura. O Laundroid, neste momento, está otimizado para reconhecer cores vivas.

O sistema foi desenvolvido pela Panasonic e pela Daiwa House, em parceria com a Seven Dreamers. O objetivo das empresas é conseguir baixar o custo de cada unidade para menos de dois mil dólares.

  • 333