exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Arábia Saudita estabelece parcerias com japoneses para veículos elétricos

Um dos maiores produtores de petróleo do mundo está a começar a apostar no desenvolvimento de veículos e baterias elétricas. A Saudi Electricity Co (SEC) assinou um acordo com várias entidades japonesas nesse sentido.

  • 333

Exame Informática

A SEC acaba de estabelecer o protocolo para o desenvolvimento do projeto piloto para um veículo elétrico na Arábia Saudita. A empresa, controlada pelo estado na Arábia Saudita, assinou um acordo com a Tokyo Power Electric Co (TEPCO), com a Nissan Motor Co e com a Takaoka Toko. A parceria reflete o esforço da Arábia Saudita para encontrar alternativas ao petróleo, na sequência das regulações mais apertadas para o controlo de emissões, explica a Reuters.

Neste caso em concreto, o acordo prevê parcerias para o desenvolvimento de estações de carga rápida, capazes de carregar um veículo elétrico em 30 minutos. Durante os testes, devem ser usados três carros EV da Nissan.

Por outro lado, também o gigante estatal do petróleo Saudi Aramco está a trabalhar em tecnologias que tornem os veículos mais eficientes. O CEO da empresa, Amin Nasser, quer contribuir para uma maior eficiência das baterias e assistir ao crescimento da procura de energias renováveis, apesar de acreditar que irão passar algumas décadas até que os EV ocupem uma parte significativa do mercado.