exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Drone ajuda a salvar duas pessoas no mar da Austrália

O quadcóptero da Little Ripper Life Saver lançou um dispositivo que insuflou quando chegou à água e contribuiu para o rápido salvamento de dois adolescentes

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bastaram 70 segundos para um nadador salvador australiano conseguir operar um drone e entregar um dispositivo de flutuação a dois adolescentes que se encontravam no mar a cerca de 700 metros da costa e a enfrentar ondulação que chegava aos três metros. O episódio decorreu em Lennox Head, na Austrália, e teve um final feliz, já que os rapazes conseguiram agarrar-se ao equipamento de flutuação e nadar até terra firme.

O drone pertence à empresa Little Ripper Life Saver e estava em fase de testes, refere o Quartz. É aqui que ganham particular relevância os 70 segundos mencionados, pois uma estimativa média aponta para que os nadadores salvadores precisariam de seis minutos para chegar até aos adolescentes em perigo.

Estes quadcópteros estão igualmente a ser testados para a entrega de outros materiais, como dispositivos eletromagnéticos para repelir tubarões e kits de sobrevivência, compostos por água, cobertor térmico, rádio e equipamento médico para primeiros socorros.