exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Elon Musk só vai receber salário se Tesla cumprir objetivos

ChinaFotoPress / Getty Images

A medida prevê que o líder da Tesla apenas seja remunerado se a empresa atingir um desempenho “extraordinariamente bom” e um valor de mercado correspondente

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

A Tesla anunciou que Elon Musk, o CEO da empresa, apenas irá receber os salários e os bónus inerentes ao cargo que exerce se forem cumpridos uma série de marcos históricos relacionados com o desempenho do fabricante de carros elétricos. Assim, o plano agora revelado prevê que a Tesla atinja um valor de mercado de 650 mil milhões de dólares (cerca de 530 mil milhões de euros) na próxima década. A Reuters dá um exemplo que ajuda a ter uma perceção do quão elevado é este valor: é 10 vezes mais que o valor atual da General Motors.

Por um lado, a medida agora anunciada pretende pôr fim aos rumores de que Elon Musk, que também é chairman da companhia, poderia estar a pensar em abdicar da liderança da Tesla a curto ou médio prazo. Por outro lado, se todos os objetivos forem cumpridos, a remuneração de Musk poderá chegar aos 78 mil milhões de dólares. Além disso, os 20% da empresa que detém valeriam 130 mil milhões de dólares.

Refira-se que o plano a 10 anos está dividido em 12 fases, que estão associadas a objetivos específicos. Por exemplo, o previsto para o primeiro objetivo é obter uma capitalização de mercado da companhia de 100 mil milhões de dólares. A partir daí devem registar-se incrementos de 50 mil milhões para cada uma das restantes fases.

A cumprir-se a ambiciosa meta dos 650 mil milhões da Tesla, a empresa apenas ficaria atrás da Apple, Alphabet e Microsoft no índice S&P 500. Saliente-se que o atual valor de mercado da marca ronda os 60 mil milhões de dólares e que o aguardado Model 3 tem-se deparado com problemas de produção.

  • 333