exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ford regista patente de veículo autónomo policial e que pode passar multas

A Ford conseguiu a patente para algo que pode ser um pesadelo para alguns automobilistas: um carro autónomo e que tem a capacidade de detetar infrações e passar multas.

  • 333

Exame Informática

Para já, não passa de uma patente, mas a tecnologia registada pela Ford em 2016 e que só agora foi conhecida pode trazer uma arma potente no combate às infrações rodoviárias. O fabricante automóvel registou a patente para um carro autónomo que pode ser usado em articulação com uma equipa de agentes humanos e que tem a capacidade de detetar violações ao código rodoviário e que pode até passar multas.

No conceito descrito, o carro autónomo está conectado a um radar de velocidade tradicional ou outros sensores capazes de produzir evidências necessárias. O veículo pode ainda perseguir o veículo infrator ou enviar avisos ou multas diretamente para o condutor. Por outro lado, o veículo do infrator pode “responder” ao alerta com uma imagem da carta de condução do condutor para assegurar que a multa chega ao destinatário correto, explica a Cnet.

Nesta fase, o conceito foi apenas registado nas entidades oficiais e não há qualquer previsão sobre quando é que o sistema poderá chegar às estradas.

  • 333