exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Estudo de consultora distingue Vodafone como melhor rede 4G em Portugal

A empresa britânica OpenSignal, especializada em monitorizar redes na ótica do consumidor, conclui que a rede 4G da Vodafone é a melhor em Portugal em diversos parâmetros.

  • 333

Exame Informática

O estudo “Estado das Redes Móveis em Portugal” coordenado pela OpenSignal considera «exemplares» as velocidades da rede 4G da Vodafone no nosso país e obteve valores médios bastante superiores aos da concorrência. No estudo que foi agora divulgado, a Vodafone conquistou o primeiro lugar em cinco categorias: velovidade de download 4G, velocidade de download 3G, velocidade de download geral e débito em 4G e em 3G.

“Os resultados deste estudo, inédito em Portugal, demonstram que continuamos a ser reconhecidos pela excelência do nosso serviço», afirma Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal em comunicado de imprensa.

O estudo da OpenSignal teve em consideração mais de 178 milhões de medidas, 18880 dispositivos testados e medições realizadas entre 1 de setembro e 30 de novembro de 2017 em Lisboa e em todo o país. Em termos de velocidade em LTE, a Vodafone conseguiu downloads a uma média de 33 Mbps, enquanto MEO e NOS não conseguiram mais do que 15 Mbps. Com estas velocidades, a Vodafone ultrapassa a média europeia registada pela OpenSignal. Em termos de disponibilidade da rede, registou-se um empate entre a NOS e a Vodafone, com ligações disponíveis 80% do tempo. Em 3G, a Vodafone consegue 6,8 Mbps, enquanto a MEO surge em segundo com 5,3 Mbps.

Em comparação com a Europa, as velocidades obtidas em Portugal estão abaixo da média do “velho continente”, embora em termos de cobertura estejamos mais próximos.