exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Bitcoin volta a desvalorizar depois de bloqueio imposto pelo Facebook

A moeda virtual Bitcoin desvalorizou 11%, para um mínimo registado desde novembro. Em causa estão um bloqueio do Facebook e uma tendência para haver uma maior regulação do setor.

  • 333

Exame Informática

Depois de valer quase 20 mil dólares em dezembro, a Bitcoin esteve a ser trocada por 9022 dólares na quinta-feira, na Bitstamp exchange. No último mês, a moeda virtual perdeu 26%, naquele que será o pior desempenho mensal desde janeiro de 2015. Também as rivais Ripple e Bitcoin Cash tiveram perdas de dois dígitos, noticia a Reuters.

Os motivos que levam a estas quebras prendem-se com a chegada de vários novos investidores que podem estar a usar a cibermoeda para atividades ilícitas. Esta suspeita já levou vários governos a querer tomar todas as medidas possíveis para controlar o mercado. Na Índia, por exemplo, já se fala mesmo em banir esta moeda virtual.

Por outro lado, o Facebook está a banir os anúncios das cibermoedas na sua plataforma e há várias empresas do setor a fechar rapidamento. O Facebook justifica a proibição dizendo que quer impedir a promoção de produtos financeiros e serviços que são frequentemente associados a práticas promocionais enganadoras, como as opções binárias, ofertas iniciais de moeda e criptodivisas.

Os maiores críticos deste tipo de moeda dizem que se trata de um fenómeno de especulação e que vai acabar em lágrimas para milhares de investidores, enquanto os apoiantes dizem que a volatilidade do preço é uma distração do real valor da tecnologia subjacente.

Os reguladores internacionais vão debater o assunto na próxima cimeira do G20, em março.

  • 333