exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

O mercado dos smartphones deixou de crescer e a culpa é da China

GREG BAKER

Há vários sinais que o mercado de smartphones pode já ter atingido o pico. De acordo com algumas empresas de análise de mercado, as vendas nos principais países desceram em 2017.

  • 333

Terão sido vendidos 1470 milhões de smartphones em todo o mundo durante 2017. Um volume gigantesco mas que, segundo a IDC, representa menos 0,1% do que em 2016. Talvez ainda mais revelador, as vendas na China e nos Estados Unidos, os dois maiores mercados, desceram 6,3% no último trimestre de 2017 comparativamente com o mesmo período de 2016.

Mas os números podem ainda ser piores porque outra empresa de análise de mercados, a Strategy Analytics, aponta para uma queda global de 9% comparando os últimos trimestres de 2016 e 2017.

Quanto à liderança, Samsung, Apple e Huawei continuam a ocupar o pódio, seguidas pela Oppo. A grande novidade é a Xiaomi que recuperou a quinta posição.
Em declarações citadas pelo The Guardian, Linda Sui, diretora da área Wireless Smartphone Strategies, justifica «a maior queda de vendas na história dos smartphones» com «o colapso no gigantesco mercado da China, onde a procura caiu 16% devido à diminuição da taxa de substituição, redução dos subsídios dos operadores e a falta de ‘modelos uau’».