exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Bill Gates alerta para os perigos das criptomoedas

O fundador da Microsoft alerta que as cibermoedas estão a matar pessoas de uma forma quase direta. Gates critica o anonimato deste sistema, que permite que as divisas sejam usadas para terrorismo, drogas e lavagem de dinheiro.

  • 333

Exame Informática

Durante uma sessão de perguntas no Reddit, Bill Gates disse que o anonimato das moedas virtuais, como a Bitcoin, fazia com que esta fosse uma forma de financiamento de terroristas, usada para tráfico de droga e para lavagem de dinheiro. Apesar de algumas críticas de utilizadores, que diziam que Gates estava mal informado, o fundador da Microsoft continuou no mesmo sentido e chegou mesmo a explicar que se trata de uma tecnologia que causou mortes diretamente. «Neste momento, as cibermoedas são usadas para comprar drogas e por isso são uma tecnologia rara que causou mortes de uma forma praticamente direta», disse Gates, citado pela BBC.

A posição de Gates agora, no entanto, é diferente da que teve em 2014, quando disse que a Bitcoin era melhor do que as divisas “tradicionais”. Alguns utilizadores acusam Bill Gates de estar a tentar influenciar o mercado.

Por outro lado, Warren Buffet já tinha explicado anteriormente que este fenómeno vai ter um «fim mau».

Recorde-se que a Bitcoin surgiu em força em 2009 e viu a popularidade crescer por ser usada em mercados online como o Silk Road, onde eram trocadas drogas e outros itens ilícitos, à revelia das autoridades.