exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Seis meses rumo à privacidade e o Mobile World Congress sem segredos

Um coupé da Volkswagen, uma pequena grande câmara da Sony, uma investigação às relações entre apps e operadores e o Mobile World Congress e o novo Regimento Geral de Proteção de Dados visto à lupa - com algumas novidades inesperadas. Eis a Exame Informática Semanal

  • 333

Milão e Paris têm as passerelles, Genebra dá a conhecer as mais recentes novidades motorizadas, e Barcelona tem os telemóveis. E também a inteligência artificial, o grafeno, a Internet das Coisas, os processadores – e é também a principal montra das redes móveis da Europa – ou até do mundo. Pois bem, na edição semanal da Exame Informática, que saiu esta sexta-feira, pode descobrir como o Pedro Oliveira dá um vislumbre do futuro ao mesmo tempo que dá a conhecer os telemóveis que desfilaram no Mobile World Congress.

Com a invasão tecnológica prossegue a recolha de dados. Tudo o que fazemos, queremos, temos, usamos ou deitamos fora pode ser registado em múltiplos dispositivos. A questão que se coloca é: quem é que trata essa informação? A resposta começou a ser desenhada em 2016 com a aprovação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD) no Parlamento Europeu – mas só ficará completa a 25 de novembro. Porquê esta data? É isso que pode descobrir numa primeira-mão da Exame Informática Semanal, que conta ainda como é o Governo pretende tratar empresas e organismos públicos em termos de coimas por irregularidades no tratamento de dados.
Se preferir conhecer um astronauta análogo e saber o que é que fazem a pessoas que têm este ofício, então o nosso conselho remete para a entrevista a João Lousada, um investigador da GMV que foi para um deserto de Omã em busca de Marte.
Enquanto isso, Sérgio Magno, foi descobrir como é que se pode colocar qualidade de imagem numa câmara pequena. E chegou a uma das mais recentes novidades da Sony. Pelo meio ainda conseguiu dar umas voltas num coupé da Volkswagen.A apresentação desta edição semanal só fica concluída com os tradicionais tutoriais, análises de apps, e também as notícias que dão conta de uma nova versão da app da Liga que permite ver golos sem custos , e de uma investigação que a Anacom pretende lançar às relações que os operadores portugueses mantêm com as maiores apps e redes sociais .

Boas leituras

  • 333