exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Como os lasers tornaram a Levi’s mais ética e menos poluente

Exame Informática

  • 333

O projeto FLX da Levi’s descreve uma uma técnica mais ética para dar acabamentos nas calças de ganga. O processo é mais rápido, usa menos químicos e deve ser aplicado a todas as gangas da marca.

Exame Informática

«O que acontecia tradicionalmente em oito, dez ou doze minutos com aplicações manuais, pode ser executado pelo laser em 90 segundos», descreve Bart Sights, vice-presidente para a Inovação na Levi´s. Os lasers vão usar infravermelhos para analisar os padrões na camada superior das calças e recriar os efeitos de rasgões e desvanecimentos.

O processo atual, em uso há 30 anos, pressupõe aplicações manuais de químicos. Com esta inovação, o objetivo é chegar às «zero descargas de químicos perigosos em 2020». O projeto FLX, de Future Led Execution, consegue os mesmos efeitos usando apenas algumas dezenas de químicos, em vez dos milhares usados atualmente, noticia o The Verge.

O mesmo laboratório de inovação criou uma nova ferramenta de imagem que permite criar diferentes padrões e acabamentos, com recurso a um tablet, de uma forma mais realista. A nova ferramenta digital permite desenvolver novos modelos em apenas metade do tempo e os desenhos podem ser enviados para a máquina de lasers começar a produção.

O objetivo da Levi´s é usar o mesmo processo de criação e acabamentos para todas as gangas que produz.

  • 333