exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Toda a história do “apagão” dos carregadores de carros elétricos e a entrevista ao ministro da Ciência e Tecnologia

Nesta edição da Exame Informática Semanal temos uma grande entrevista a Manuel Heitor e explicamos toda a história do “apagão” dos carregadores que obrigou utilizadores de veículos elétricos a usarem reboques. Temos também testes a um smartphone Hisense que custa menos de €200 e a um BMW i3, entre muitas outras coisas

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bem-vindo a mais uma Exame Informática Semanal!

Começamos esta edição com a resposta a uma pergunta: afinal, por que é que vários Postos de Carregamento Rápido de veículos elétricos foram desativados e de quem é a responsabilidade? O Sérgio Magno foi investigar o “apagão” dos carregadores que obrigou utilizadores de veículos elétricos a usarem reboques. Destrinçamos o caso complexo neste artigo de fundo e deixamos um aviso: há um certo jogo do empurra nesta polémica.

Continuando em artigos de fundo, temos uma grande entrevista ao ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O Hugo Séneca perguntou e Manuel Heitor respondeu a tudo: da Lei da Ciência à estratégia nacional para o Espaço, passando pelo Air Centre.

Permitam-me agora uma confissão: uma das minhas maiores frustrações enquanto jornalista de tecnologia é sentir que não consigo transmitir aos leitores o quão inovador pode ser uma experiência de Realidade Virtual. Infelizmente, acho que é uma daquelas coisas de que as pessoas só se apercebem do potencial quando experimentam fisicamente as sensações. De qualquer forma, ainda não perdi a esperança de mostrar como a Realidade Virtual vai mudar o entretenimento e espero ter um mostrado um pouco disso na reportagem que fiz na Zero Latency. Testei o novo jogo Singularity e (spoiler) há até a partilha de um momento pessoal embaraçoso.

Na área de testes, o Pedro Oliveira colocou à prova o C30 Rock Lite da Hisense, um smartphone que fica abaixo da barreira psicológica dos €200. Mas nesta edição temos de tudo como na farmácia: de um BMW i3 a uma placa gráfica Asus ROG, passando por discos externos da Toshiba e por uma máquina de café da Philips.

Como sempre, há muito mais para descobrir: notícias (por exemplo, a Anacom e a Deco declararam guerra às operadoras de telecomunicações), artigos de opinião, reportagens (como a de uma startup de Coimbra que desenvolveu uma ferramenta para ajudar os fisioterapeutas), tutoriais e apps.

Bom fim de semana!