exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple acredita poder curar os enjoos nos carros com realidade virtual

A Apple registou a patente para um sistema de realidade virtual a ser usado nos carros, principalmente nos autónomos, para ajudar a combater os enjoos dos utilizadores.

  • 333

Exame Informática

A patente registada pela Apple descreve sistemas de realidade virtual integrados nos carros e que conseguem, não só mitigar os enjoos, como ajudam a monitoriza-los. A base para se enjoar num carro em movimento é um conflito de sentidos: os olhos dizem-nos que não nos estamos a mover, mas o ouvido interno diz que sim, logo ficamos enjoados. O sentido de equilíbrio é um dos mais complexos no ser humano, por ser uma combinação de vários órgãos e da informação captada e transmitida, por exemplo, pelos olhos, ouvidos e músculos.

A patente da Apple pretende evitar este conflito, explica o ArsTechnica. Se o utilizador estiver num carro autónomo e quiser ler um livro ou trabalhar no portátil, pode usar um capacete de realidade virtual que coloca o material a ver como se estivesse em frente ao veículo, como um objeto distante estabilizado e, ao mesmo tempo, com indicadores visuais de que se está a movimentar no campo de vista do passageiro.

O documento registado agora pela Apple descreve ainda um cenário em que os carros autónomos não têm janelas nenhumas e o sistema de RV mostra-lhes o que se está a passar lá fora.

Ainda não há qualquer indicação de quando é que estes sistemas possam estar prontos.

  • 333