exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

IBM quer desenvolver sistema de identidade com blockchain

A IBM integra uma organização privada e sem fins lucrativos que pretende construir um modelo de identidade descentralizado, que use tecnologia blockchain.

  • 333

Exame Informática

Um dos fundadores do grupo Sovrin explica que a IBM vai participar na iniciativa com hardware dedicado, capacidades de segurança e de rede para ajudar a criar um novo modelo de identidade digital individual e de grupo. A Sovrin conta com outras partipações de tecnológicas, como a Deutsche Telekom, por exemplo, que estão interessadas «em tornar o mundo online tão autêntico e interativo quanto o mundo físico», cita a Reuters.

O sistema de identidade proposto vai usar tecnologia blockchain para permitir a troca segura de credenciais encriptadas para provar a identidade digital de cada interveniente.

Este é mais um contributo da IBM em iniciativas que envolvem a blockchain, embora o valor do investimento não tenha sido revelado. «Acreditamos que a adoção da blockchain é uma oportunidade para um novo modelo ser implementado onde indivíduos e organizações podem partilhar informação privada e credenciais sem qualquer intermediário», disse Marie Wieck, responsável pela área de blockchain da IBM.

A solução da Sovrin já existe, embora com uma capacidade limitada. O plano é que o alcance seja alargado até meados deste ano.

  • 333