exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

112: localização de telemóveis arranca até ao final do ano

PEDRO PARDO

Os centros de atendimento de chamadas de emergência vão passar receber mensagens automáticas que permitem localizar telemóveis que fazem chamadas para o 112

  • 333

Até ao final do ano, os serviços de emergência nacionais deverão ficar aptos a localizar automaticamente os telemóveis de quem faz chamadas para o 112. A solução está a ser trabalhada atualmente pelos técnicos da Secretaria Geral da Administração Interna.

A nova ferramenta, que pretende reduzir as perdas de tempo durante a localização de sinistrados ou vítimas de violência, deverá começar a funcionar com telemóveis Android, que já se encontram aptos a operar com a tecnologia AML (de Advanced Mobile Location). Os telemóveis da Apple só deverão passar a indicar automaticamente a localização de quem fez as chamadas quando a marca adotar esta norma tecnológica.

Com a adoção da tecnologia AML, os dois centros de atendimento que repartem a gestão de ocorrências de Norte e SuL do País passam a receber automaticamente uma mensagem de texto com as coordenadas geográficas de quem fez a chamada por telemóvel.

Além de não exigir qualquer ativação de funcionalidade ou configuração específica, o envio das mensagens AML para o 112 não tem qualquer custo associado para o utilizador.

A localização automática dos telemóveis que ligam para o 112 é uma das medidas anunciadas no pacote de 100 medidas de desburocratização e eficiência dos serviços públicos que o Governo batizou de Simplex+2017.

  • 333