exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

França cria rival do WhatsApp para defender privacidade

O governo francês teme que as conversas e mensagens trocadas em serviços como o WhatsApp possam cair em mãos inimigas ou de hackers. Assim, as autoridades pretendem construir o seu próprio sistema.

  • 333

Exame Informática

Uma vez que o WhatsApp, o Telegram ou outros serviços de envio de mensagens encriptadas não estão baseados em França, as autoridades locais temem que as conversas possam ser espiadas. Assim, o governo francês está a testar um sistema que rivalize com o WhatsApp e que possa ser usado para troca de comunicações entre os oficiais do Estado em segurança. O objetivo é que este sistema passe a ser obrigatório pelo verão, noticia a Reuters.

«Temos de encontrar um sistema de encriptação que não dependa dos EUA ou da Rússia», disse a porta-voz do Governo. A solução encontrada pelos franceses passa pelo código aberto e poderá eventualmente ser alargada a todos os cidadãos.

O círculo mais próximo do presidente Macron prefere usar o Telegram, mas ainda assim algumas ferramentas de segurança instaladas ns telefones dos oficiais impedem o uso deste sistema e do WhatsApp.

Ambas as apps prometem comunicações em segurança devido à utilização de encriptação do início ao fim. O WhatsApp assenta em standards abertos criados pelos programadores da Signal, enquanto o Telegram foi criado por russos e usa as suas técnicas proprietárias.