exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Reino Unido e EUA alertam para ataques de hackers russos a routers e empresas

As autoridades britânicas e norte-americanas revelam que piratas russos estão a encetar ciberataques contra routers, fornecedores de Internet e empresas para roubar dados.

  • 333

Exame Informática

Os especialistas do Department of Homeland Security dos EUA, do FBI e do National Cyber Security Center do Reino Unido assinaram um comunicado conjunto em que alertam para uma vaga de ciberataques russos. Os piratas estão tentar roubar dados ou a preparar o terreno para futuras ofensivas. Estes hackers serão apoiados pelo governo russo, avança a ZDNet.

Entre os alvos destes ataques estão routers privados, infraestruturas críticas, ISP e switches e firewalls de empresas. As tentativas de intrusão passam por afetar routers para encetar ataques de man-in-the-middle para suportar ciberespionagem, roubo de propriedade intelectual e manter o acesso em permanência às redes.

Esta vaga poderá ter afetado milhões de aparelhos do segmento SOHO, de pequenas empresas e residenciais, que ainda assentam em passwords fracas.

As autoridades britânicas e norte-americanas referem que foram consultadas múltiplas fontes, do setor privado e do público, antes de se confirmarem estes ataques. Este é o primeiro aviso assinado em conjunto por ambas as nações onde se pede que sejam tomadas medidas de mitigação e «marca um passo importante na luta contra as ciberagressões», considera Ciaran Martin, CEO do National Cyber Security Centre.

As organizações envolvidas no alerta criticam o apoio russo e realçam que vão continuar a disponibilizar apoios e ferramentas contra este tipo de ataques.