«Há mais de 200 milhões de utilizadores do Facebook que se registaram como solteiros, por isso há claramente algo a fazer aí», disse Zuckerberg na conferência F8. Os responsáveis do Facebook já consideram oferecer este serviço há alguns anos, mas só agora se confirmou e esta será uma forma de reconstruir a popularidade entre os consumidores jovens e manter os utilizadores ativos no site durante mais tempo, explica a Reuters.
O analista James Cordwell estima que um serviço de encontros do Facebook poderá ser uma dor de cabeça para o Match Group, que oferece atualmente o Tinder e o OkCupid. No entanto, uma vez que a funcionalidade base parece semelhante às que o Match Group oferece, o que fará a diferença é quão bem o Facebook a executa.
O tempo que os utilizadores passam na rede social é uma métrica importante e, em 2017, o número baixou para cerca de 50 milhões de horas por dia.
Durante a conferência anual com programadores, Zuckerberg conseguiu mostrar um protótipo de como será o serviço de encontros do Facebook, onde cada utilizador pode preencher o seu perfil e obter recomendações de pares adequados, além da informação de interesses e amigos em comum. Como opcional, o serviço vai permitir filtrar por quem esteja interessado em encontros casuais ou relações mais duradouras.
Ainda não há estimativa de quando é que o serviço será lançado.