exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ciberataque simulado testou as defesas nacionais, os novos Ryzen da AMD ganham aos Intel e o guia para otimizar o Netflix

Em destaque nesta edição: análise aos novos Ryzen 5 e Ryzen 7 da AMD; o veículo elétrico “made in Portugal” que está a mudar a distribuição do correio; teste ao novo televisor topo de gama da Samsung; a entrevista com o “pai” das baterias de lítio; dicas para otimizar o Netlix…

  • 333

Nesta semana decorreram os dois eventos mais importantes da Microsoft e da Google, respetivamente, a Build e o I/O. Como seria de esperar, os dois gigantes anunciaram o reforço em soluções de Inteligência Artificial, mas o melhor é ler o resumo dos acontecimentos que preparámos para si (Microsoft e Google). Uma das demonstrações que mais impressionaram foi o Google Duplex, uma nova tecnologia de simulação de voz humana… que está a dar que falar. Não estou convencido que seja uma boa ideia termos sistemas de IA que conseguem passar por humanos.

Por cá também houve um evento importante dedicado a verificar o estado da cibersegurança em Portugal. O Hugo Séneca esteve na “sala de guerra” para seguir o simulacro de um ataque a um país virtual, mas com um nome familiar: a “Lusitânia”.

Dias antes, o Hugo tinha estado à conversa com John B. Goodenough, considerado o pai das baterias de iões de lítio, aquelas que revolucionaram os gadgets móveis e permitiram o aparecimento de veículos elétricos de grande autonomia. Goodenough prepara-se para, uma vez mais, revolucionar as baterias, desta vez usando a tecnologia desenvolvida por uma investigadora portuguesa, Helena Braga.

E são as baterias de iões de lítio que dão energia ao triciclo de design futurista UOU, que já ajuda a distribuir o correio em Aveiro e deverá tornar-se uma presença habitual em outras cidades do país.

O mesmo tipo de baterias também é usado pela scooter Lizz Roma L, a mais económica que já testei. Verificámos que o design inspirado nas Vespas atrai olhares, mas não ficámos particularmente convencidos com a qualidade de construção.

Ainda no que diz respeito aos testes, a nova geração de processadores Ryzen e o Samsung Q9F, o novo televisor topo de gama da marca sul-coreana, disputam os títulos de “melhor do mercado” nas respetivas categorias.

Os novos smartphones da BQ não pretendem ser os melhores, mas o Paulo Matos ficou bem impressionado com a relação características/preço destes equipamentos e com a utilização do Android mais recente.

Como sempre, também temos tutoriais para tornar a sua relação com a tecnologia um pouco mais simples e mais produtiva. O Pedro Oliveira apresenta uma série de “truques e dicas” para otimizar o Netflix, incluindo como eliminar o histórico, retirar conteúdos que não nos interessam das listagens de recomendações e controlar que as crianças podem ver. Se é daqueles que está a pensar abandonar o Facebook, explicamos como pode fazê-lo sem deixar para trás dados pessoais.

Sumário da Exame Informática Semanal 64

  • 333