Equador gastou milhões a proteger Julian Assange

O fundador do Wikileaks contou com proteção do governo equatoriano deste 2012. O presidente e o ministro dos Negócios Estrangeiros do Equador aprovaram as despesas que, saba-se agora, chegaram a milhões de dólares.
Chamou-se “Operation Guest” e visava proteger Julian Assange. Documentos a que o The Guardian teve acesso mostram que o gasto mensal desta operação chegava aos 66 mil dólares. Outra operação da secreta equatoriana, a “Operation Hotel” custou 972,889 dólares entre junho de 2012 e agosto de 2013. Neste orçamento entra a contratação de uma empresa de segurança internacional que filmou e monitorizou a embaixada do Equador em Londres, duas pessoas em permanência num apartamento nas redondezas e a gravação de todas as interações no dia-a-dia de Assange com a equipa legal, funcionários da embaixada e outros visitantes.
O custo total da proteção chegou mesmo aos cinco milhões de dólares durante os mais de cinco anos em que decorreram estas operações.
Em 2014, a equipa de segurança alertou que Assange teria pirateado o sistema de comunicações da embaixada e estava a interceptar as informações transmitidas e recebidas pelos funcionários. Na sequência destas revelações, Assange perdeu recentemente o acesso à Internet.
Relacionados
-
Guillermo del Toro vai escrever e realizar série de terror para a Netflix
O realizador oscarizado é a mais recente aposta da Netflix. Guillermo del Toro Presents 10 After Midnight ainda não tem data de estreia definida.
-
Kaspersky transfere infraestrutura da Rússia para a Suíça
No final do próximo ano, os dados dos clientes europeus serão armazenados e processados em Zurique
-
Esquema com transferências bancárias rouba milhões a bancos no México
Um grupo de piratas informáticos terá agido com ajudas internas para conseguir levantar milhões de pesos de contas bancárias no México. Os alvos foram contas de grandes empresas e não clientes particulares.
-
Estudante faz ataque de phishing a professor para alterar as notas
Um aluno da escola secundária Ygnacio Valley pirateou o sistema informático escolar para alterar as notas de alguns alunos. Foi agora preso e enfrenta 14 acusações.
-
Há mais portugueses a usar a Internet, mas continuam a ser poucos a utilizar serviços online
Há mais 500 mil utilizadores de Internet em Portugal desde 2016 e da totalidade dos que têm acesso à Web, 93% diz conhecer serviços como o homebanking e a fatura eletrónica. No entanto, menos de metade utiliza essas capacidades. São números apurados pelo Barómetro GFK-Muda apresentado hoje em Lisboa.
Em destaque na Homepage
-
-
A nave japonesa deve aterrar na superfície do asteroide Ryugu a 22 de fevereiro e disparar dois tiros para levantar poeiras e pedaços que vai recolher para análise.
-
Ami One: Citroen mostra pequeno elétrico alternativo a scooters e bicicletas
20.02.2019 às 10h24
-
-
-
-
-
-
-
Chegou a Portugal o modelo de trotineta elétrica RIDE 80-XL da UrbanGlide
19.02.2019 às 15h50
-
Além da vertente tecnológica, o prémio contempla «temas relacionados com Privacidade de Dados, Segurança Informática, Auditoria em Sistemas de Informação, Cibersegurança, entre outros», refere a AP2SI.
-
-
-
-
Cada vez mais pessoas acreditam que a Terra é plana... por causa do YouTube
18.02.2019 às 20h22
Comentários