exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

A análise completa ao Nintendo Labo e a melhor tecnologia para desfrutar do Mundial

Nesta edição da Exame Informática Semanal colocamos à prova os kits Variety e Robot do Nintendo Labo, oferecemos sugestões tecnológicas para viver mais intensamente o Mundial e contamos a história de como o site que dá acesso a dados clínicos de 1,8 milhões de utentes do SNS está vulnerável há dois anos

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bem-vindos a mais uma Exame Informática Semanal!

Esta foi uma semana em que se falou (e ainda fala) imenso sobre o fenómeno futebol, sem quase nunca se ter falado do jogo futebol. Nós, aqui, falamos de futebol sob a perspetiva da tecnologia. O Pedro Oliveira selecionou um conjunto alargado de produtos que farão com que consiga acompanhar o Mundial do próximo mês com ainda mais paixão. Sim, os televisores estão em grande destaque, mas há surpresas… Fica um exemplo: uma máquina para fazer cerveja artesanal.

Se for pouco dado a desporto e preferir uma forma de entretenimento onde seja possível conciliar diversão com educação, então leia a análise completa que o Sérgio Magno fez a dois kits Nintendo Labo. A preciosa ajuda de uma colaboradora de oito anos neste teste a quatro mãos foi decisiva para podermos arriscar dizer que este é um dos melhores produtos do ano.

Se não gostar muito de “meter as mãos na massa” e preferir ficar-se pelo plano teórico, o Hugo Séneca mostra-lhe como investigadoras do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (I3S) desenvolveram um polímero que impede a aderência de micro-organismos em dispositivos médicos. E a tecnologia ‘made in Portugal’ também dá cartas no mundo da impressão 3D. A Beeverycreative já entregou à Agência Espacial Europeia uma impressora 3D para ser levada para o espaço e agora está a apostar no segmento empresarial.

Mas nem tudo são boas notícias. É que o site que dá acesso a dados clínicos de 1,8 milhões de utentes do Serviço Nacional de Saúde está vulnerável há dois anos. Uma história para ler com atenção e estupefação.

Como habitualmente, há muito mais para descobrir nesta edição da Exame Informática Semanal – notícias, reportagens, artigos de opinião, apps e tutoriais (por exemplo, um que mostra como é fácil ver Netflix numa TV que não é Smart).

Bom fim de semana!