exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

O supercomputador que está a caminho de Portugal e a análise ao SUV de 400 cavalos

Nesta edição da Exame Informática Semanal contamos a história do computador com capacidade de 1 petaflop que chegará à Universidade do Minho e testamos o Volvo XC60 T8 e os smartphones Asus Zenfone 5 e Sony Xperia XZ2

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Bem-vindos a mais uma Exame Informática Semanal!

RGPD… Não conhece o significado da sigla, já está farto de ouvir nela e tem sido inundado por emails sobre a temática nos últimos dias? Junte-se ao clube! Bem, antes de mais, podemos dizer que a sigla se refere a Regulamento Geral da Proteção de Dados, mas há muito mais para descobrir sobre estas novas regras que acabaram de entrar em vigor. Nesta edição, o Hugo Séneca conta como o RGPD pode custar até meio milhão de euros às grandes empresas em Portugal.

Mantendo o foco no território nacional, contamos toda a história do supercomputador que vai chegar a Portugal no próximo dia 4. Com uma capacidade de 1 petaflop, estará fisicamente localizado na Universidade do Minho, mas pretende ser uma infraestrutura à disposição de cientistas e empresários de todo o país. E, dentro de dois a três anos, chegará um novo supercomputador bem mais poderoso.

Façamos as malas e partamos agora para Nova Iorque. Calma, não era para levar no sentido literal. É que o Sérgio Magno esteve na cidade norte-americana para assistir ao grande evento anual da Acer, que serviu para apresentar os PCs que o fabricante fará chegar ao mercado em breve. Levantando a ponta do véu: o gaming esteve em alta.

Na área dos testes, apostamos em dois cavalos. Bem, na análise ao Volvo XC60 T8 são 400 cavalos! Do motor ao infoentretenimento, a tecnologia presente neste automóvel ajuda a fazer dele um dos melhores SUVs do mercado. Passando para os smartphones, colocamos à prova os novos topos de gama da Asus e da Sony: o Zenfone 5 e o Xperia XZ2, respetivamente. As mais-valias e os aspetos menos positivos de cada um deles podem ser lidos aqui.

Pode consultar o Sumário completo da edição neste link, mas, como habitualmente, poderá ler mais notícias (a audiência de Mark Zuckerberg em Bruxelas, por exemplo), reportagens, artigos de opinião, testes, tutoriais – aprender a fazer histórias no Instagram é um deles – e apps.

Bom fim de semana!