exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung deve 539 milhões de dólares à Apple em caso de patentes

Um júri dos EUA considera que a Samsung tem de indemnizar a Apple em 539 milhões de dólares, na decisão mais recente sobre o caso de violação de patentes que envolve ambas as empresas.

  • 333

Exame Informática

A Samsung já pagou 399 milhões de dólares pela violação de algumas das patentes envolvidas neste caso. A batalha judicial já se arrasta desde 2011 e a decisão mais recente dos tribunais dos EUA é que a empresa sul-coreana tem mesmo de pagar 539 milhões à marca da “maçã”.

O júri esteve reunido durante cinco dias a deliberar esta decisão e o montante da indemnização, noticia a CNBC.

Uma vez que a Samsung já pagou cerca de 400 milhões anteriormente, a confirmar-se esta decisão a fabricante dos Galaxy vai ter de desembolsar mais 140 milhões de dólares agora. A Apple congratulou-se pela decisão agirmando que acredita no valor do design e que este caso sempre foi mais do que apenas o dinheiro. A gigante americana acusa a Samsung de copiar «descaradamente» os seus aparelhos.

A Samsung não confirmou se vai recorrer desta decisão, mas explica que está a «explorar todas as opções para obter um consenso que não prejudique a criatividade a competição justa entre todas as empresas».

A Apple pedia mil milhões de dólares pelos lucros que a Samsung terá obtido com a venda dos produtos que copiam as suas patentes, enquanto a Samsung queria limitar o montante a pagar em 28 milhões de dólares por considerar que devia pagar apenas pelos lucros que pudessem ser atribuídos aos produtos que alegadamente violam propriedade intelectual.

  • 333