exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Fabricantes de smartphones e tablets também tiveram acesso a dados dos utilizadores de Facebook

Dan Kitwood, Getty Images

De acordo com relatos recentemente descobertos, o Facebook terá partilhado dados dos utilizadores com mais de 60 fabricantes, entre os quais Apple, Blackberry, Amazon e Samsung.

  • 333

Exame Informática

Em 2015, o Facebook impediu o acesso de terceiros aos dados dos utilizadores do Facebook. Até aí, segundo o New York Times, a rede social manteve parcerias com mais de 60 fabricantes de smartphones e tablets para a partilha de dados. Estes acordos ajudavam os programadores do Facebook a desenvolver funcionalidades integradas para os diferentes telefones, como a possibilidade de os utilizadores Blackberry ligaram para os seus contactos naquela rede social. Estas parcerias estarão agora a ser terminadas, desde abril, na sequência também das revelações do Cambridge Analytica.

O Facebook permitiu o acesso a dados dos utilizadores por parte destes fabricantes e até aos dados dos amigos, mesmo que tivesse sido assinalada a opção de não se autorizar a partilha de dados.

Os responsáveis da rede social já vieram desmentir que os programadores tivessem este tipo de acessos e defenderam que os acordos para o desenvolvimento de API integradas nos dispositivos são escrutinados desde o início, noticia o Mashable. «Ao contrário da notícia do New York Times, informações de amigos, como fotografias, só estavam acessíveis nos dispositivos quando as pessoas decidiam partilhar essa informação. Não estamos cientes de qualquer abuso cometido por estas empresas», disse Ime Achibong, vice-presidente de parcerias do Facebook.