exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Ana Neves: CIO do Ano é portuguesa

A CIONET é a maior comunidade de executivos de TI na Europa e distinguiu, pela segunda vez um português como CIO do Ano. Ana Cristina Neves, Diretora do Departamento de Sociedade da Informação da FCT foi a escolhida.

  • 333

Exame Informática

Os prémios da CIONET reconhecem o sucesso dos CIOs, de Chief Information Officers, que aumentaram a competitivdade das suas organizações utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação para criar um valor comercial significativo. A melhor deste ano, segundo a organização, foi Ana Cristina Neves, a Diretora do Departamento de Sociedade

da Informação, Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

«(...) todos os finalistas são modelos a seguir para uma grande liderança digital», consideraram os membros do júri, Nils Fonstad e Dr. Joe Peppard, do Centro de Pesquisa de Sistemas de Informação do MIT. Entre os vencedores, além da executiva portuguesa que foi considerada a Líder Digital Europeu do Ano, estão o Diretor de Informática dos Correos de Espanha, como CIO Europeu do Ano para o Setor Público, Stefan Würtemberger, Diretor Digital da RENZ GmbH, Alemanha como Inovador Digital Europeu do Ano, Emilano Sorrenti do Aeroporti di Roma como CIO Europeu para a Responsabilidade Regional e Bouke Hoving, da KPN Holanda como CIO Europeu do Ano para Responsabilidade Global.

Os critérios de seleção incluiram o quanto os CIOs ajustaram a estratégia de TI para dar resposta às necessidades de negócio, como foram bem sucedidos na implementação de TIC e geriram com eficiência as suas prioridades.

Ana Neves diz que é uma honra receber este prémio e que este «constitui um enorme estímulo e motivação para a continuação do meu trabalho nesta transformação digital diária».

Na edição deste ano, António Pereira, da Prmavera BSS e Benedetto Conversano, da Jerónimo Martins, representaram Portugal nestes prémios europeus.