exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Apple quer impedir acesso das autoridades aos iPhone

A Apple vai alterar as configurações do iPhone de forma a impedir que as autoridades consigam desbloquear e ter acesso aos aparelhos.

  • 333

Exame Informática

O objetivo da Apple é proteger a privacidade dos utilizadores, explica a empresa. A nova configuração visa impedir o acesso das autoridades aos conteúdos dos aparelhos apreendidos, especialmente em países onde a polícia consegue obter facilmente os telefones. A alteração que a Apple vai implementar passa por impedir as comunicações via porta USB caso o telefone não tenha sido desbloqueado na última hora. Recorde-se que esta era a “porta” de entrada para ferramentas desenvolvidas por algumas empresas especializadas e que as autoridades usavam para aceder aos conteúdos dos telefones de suspeitos. Essas empresas venderam depois este tipo de serviços em vários países.

A Apple, com esta alteração, afirma querer proteger a privacidade dos dados de utilizadores e impedir que polícias, criminosos ou espiões tenham acesso a estas informações.

Segundo investigadores ouvidos pela Reuters, ao limitar em apenas uma hora o acesso das autoridades aos telefones, é possível reduzir em 90% o número de aparelhos que são monitorizados desta forma. Por outro lado, é possível que as autoridades passem a investir mais milhares de dólares para comprar as máquinas de desbloqueio para as ter estrategicamente colocadas e mais perto dos acontecimentos.

  • 333