O objetivo dos sistemas é detetar os itens que os compradores estão a escolher e a guardar no carrinho, fazendo a conta automaticamente e desencadeando os mecanismos de pagamento, à semelhança do que faz a Amazon com a Go, que abriu em Seattle, nos EUA. No caso da Amazon, o comprador pode optar por registar o seu smartphone à entrada e as câmaras e sensores identificam o que foi retirado das prateleiras, com as compras a serem cobradas diretamente no cartão de crédito.
A Microsoft quer equipar assim os rivais da Amazon com este tipo de soluções. O interesse da gigante de Redmond passa depois por conseguir vender também os cloud services associados, lembra a Reuters.
O sistema já terá sido apresentado ao CEO Satya Nadella, que propôs uma abordagem com mais “inteligência”, onde um aparelho conectado às câmaras pudesse realizar o reconhecimento, exigindo assim menos transferências de dados para a cloud e baixando o custo total da solução. Recorde-se que o custo será um fator chave, uma vez que muitos retalhistas não se podem dar ao luxo de gastar muito dinheiro neste tipo de equipamentos e sistemas.
A empresa de Redmond tem uma equipa constituída a trabalhar neste projeto, incluindo um especialista em visão de computador que foi contratado à Amazon.