exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Parlamento Europeu em vias de aprovar filtros de uploads

Com o anúncio do sentido de voto, Marinho e Pinto tornou-se no eurodeputado que faltava para aprovar na Comissão JURI a nova diretiva do direitos de autor, que prevê aplicação de filtros de uploads e o pagamento de valores por cada link de notícias disseminado em redes sociais

  • 333

A dúvida pairou nos corredores do poder de Bruxelas e Estrasburgo: será que o eurodeputado Marinho e Pinto vai mesmo travar a aprovação da nova diretiva dos direitos de autor que obriga os gigantes da Internet a pagarem compensações pelos links disseminados e a instalar filtros de uploads em nome dos direitos de autor? Em entrevista, o eurodeputado português desfez qualquer esperança dos detratores da diretiva europeia que foi proposta pela Comissão Europeia com os contributos do Conselho Europeu. «As pessoas que tinham essa expectativa não me conhecem», refere Marinho e Pinto, confirmando, em entrevista para a Exame Informática, que vai votar a favor da proposta de diretiva europeia na Comissão JURI, que tem vindo a introduzir alterações e emendas dos vários grupos políticos do Parlamento Europeu. As votações em Comissão parlamentar estão agendadas para 20 e 21 de junho. Se a “contagem de espingardas” dos dois lados da barricada não está errada, a proposta de diretiva será aprovada por 13 votos a favor e 12 votos contra. A votação no plenário do Parlamento Europeu está prevista para o início de julho.

Pode ler este texto que saiu na Exame Informática Semanal, clicando aqui.

Também pode ler as entrevistas dos eurodeputados Marinho e Pinto e Julia Reda sobre os pontos mais polémicos da futura diretiva europeia dos direitos de autores.

(Todos estes textos são de acesso livre e grátis)

  • 333