exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Tesla: Gigafactory pode estar a caminho da Alemanha

A perspetiva de ter uma Gigafactory em Portugal esfumou-se com um simples tweet de Elon Musk

  • 333

Alemanha, berço de algumas das mais famosas marcas de automóveis, pode estar em vias de receber mais um nome sonante: Elon Musk anunciou, num tweet, que a Alemanha está na frente entre os vários países que poderão acolher a primeira fábrica de baterias para carros elétricos da Tesla, na Europa.

«A Alemanha está a liderar as escolhas na Europa. Talvez faça sentido faça sentido na fronteira germânico-gaulesa, nas imediações dos países do Benelux», referiu o líder da Tesla no Twitter.

A Reuters recorda que a Tesla dispõe atualmente de uma fábrica em Pruem, a 30 quilómetros da fronteira entre a Alemanha e a Bélgica, e a 100 quilómetros da fronteira com a França. Nessa unidade industrial, são produzidos sistemas automatizados que, por sua vez, serão usados em fábricas como a Gigafactory para a produção de baterias.

A confirmar-se esta tendência para a localização da Gigafactory, Portugal acaba por ficar fora do radar de investimentos da Tesla para a Europa. Ainda surgiram notícias dando conta de que a Tesla teria, pelo menos, analisado as condições para a instalação de uma fábrica em Portugal. Em paralelo, chegou mesmo a ser criado um movimento de apoio a esta iniciativa com o nome «Bring Gigafactory to Portugal».

  • 333