exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Senadores dos EUA pedem a Trump que mantenha embargo à ZTE

Dois senadores dos EUA consideram que levantar o embargo à segunda maior fabricante chinesa de telecomunicações pode representar um risco de segurança e pedem a Trump que reconsidere.

  • 333

Exame Informática

Vários senadores democratas e republicanos consideram que fabricantes como Huawei e ZTE são mais leais ao governo chinês do que aos acionistas e que devem ser banidas. Entre os receios mais citados, o medo de que os equipamentos destas marcas possam ser usados para espiar os utilizadores é o mais frequente. Donald Trump proibiu recentemente as empresas tecnológicas norte-americanas de negociar com a ZTE, numa decisão que colocou a empresa à beira de fechar. No entanto, algumas semanas depois, o presidente norte-americano voltou atrás e alegou a possível perda de milhares de empregos chineses para levantar o embargo.

De acordo com a Reuters, os senadores Mark Warner e Marco Rubio, defendem que o embargo se deve manter, numa das raras ocasiões em que senadores e congressistas divergem das políticas defendidas pela Casa Branca.

Em junho, a ZTE aceitou pagar uma multa de mil milhões de dólares e oferecer uma garantia de 400 milhões para poder ter acesso ao mercado norte-americano novamente e obter os componentes de que necessita para continuar a operar.

  • 333