exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Facebook partilhou dados de utilizadores com 52 empresas

CHRISTOPHE SIMON / Getty Images

Na sequência de algumas perguntas das autoridades dos EUA, o Facebook admitiu que já partilhou dados dos utilizadores da rede social com 52 empresas. Muitas destas parcerias já terminaram, mas algumas vão continuar

  • 333

As chinesas Alibaba, Huawei, Lenovo e Oppo são algumas das empresas que receberam dados dos utilizadores do Facebook. HP/Palm e Inq também receberam, mas a parceria já terminou devido às empresas terem encerrado. No total, 52 empresas privadas receberam estes dados, admite o Facebook no documento enviado para o House Energy & Commerce Committee. A empresa de Zuckerberg revela que já terminou os acordos com 38 empresas, com mais sete a expirarem este mês e outro em outuro.

O documento explica ainda que a parceria com a Apple e a Amazon estende-se para lá de outubro deste ano e a Tobii tem um acordo para receber os dados para manter uma app que deteta o movimento dos olhos e permite o acesso de utilizadores deficientes ao Facebook. Alibaba, Mozilla e Opera vão também continuar a receber dados para poderem manter ativas as notificações nos browsers, mas não vão ter acesso aos dados dos amigos dos utilizadores, noticia o Engadget.

Este documento de mais de 700 páginas surge quinze dias depois de ter sido enviado um outro, com 452 páginas, onde Zucerkberg respondia a questões colocadas pelos congressistas dos EUA.

Apesar de extensas, estas respostas podem não ser suficientes para perceber como é que o Facebook cedeu dados, por exemplo, ao thisismydigital life da Cambridge Analytica ou compreender completamente as práticas da rede social no que toca à privacidade dos utilizadores.

  • 333