exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vodafone lança dispositivos da Internet das Coisas para ambiente residencial

Chama-se “V by Vodafone” a linha de equipamentos apresentados pelo operador e destinados a levar a Internet das Coisas aos consumidores finais. Há dispositivos para automóveis, apartamentos e, até, para animais de estimação.

  • 333

Exame Informática

A Vodafone apresentou esta manhã uma série de equipamentos que marcam a entrada da empresa numa nova área de negócio: o IoT (Internet of Things) para o mercado de consumo.

Em comunicado de imprensa, Emanuel Sousa, administrador da Vodafone e responsável por esta nova área, explica o posicionamento da empresa: ““A Internet of Things já está a transformar a maneira como as empresas operam. Agora chegou a vez dos consumidores tirarem partido desta tecnologia. O V by Vodafone simplifica a utilização de uma vasta lista de equipamentos IoT, ajudando a tornar mais inteligentes as tarefas do dia a dia de todos os portugueses” (…) “Este crescimento exponencial vai provocar uma mudança drástica na maneira como as pessoas gerem as suas vidas quotidianas. A Vodafone é líder mundial na utilização desta tecnologia no segmento empresarial e agora vai colocar todo o seu know how ao serviço de milhares de consumidores para que tirem o máximo proveito da próxima revolução digital global”.

A oferta inicial do operador inclui diversos equipamentos. O V-Pet (49,90 euros e 4,5 euros/mês), por exemplo, é uma caixa para colocar na coleira do cão, ou gato, que envia alertas consoante a atividade do animal e, por exemplo, se ele ultrapassa uma determinada zona geográfica.

O V-Bag (59,90 euros e 3 euros/mês), segue o mesmo conceito, mas é para ser colocado numa mala ou nas mochilas das crianças – e permite a sua monitorização à distância. Mais elaborado é o V-Auto (79,90 euros e 6 euros/mês). Esta caixa é colocada no automóvel e alimentado, segundo a Vodafone, pela bateria do veículo. Os sensores da caixa recolhem dados como a localização e o movimento do automóvel. A app criada pela Vodafone para controlar a interação com estes equipamentos consegue, no caso do V-Auto, enviar pedidos de SOS ou, por exemplo, localizar o automóvel para quando se esqueceu onde estacionou ou em caso de roubo.

Os equipamentos já estão disponíveis nos pontos de venda (e site) da Vodafone.

  • 333