exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Samsung Electronics: lucros abrandam, a acompanhar redução de vendas nos smartphones

A Samsung estima que os lucros tenham abrandado neste trimestre, face a igual período do ano anterior. O declínio na procura e nos smartphones é apontado como o principal motivo.

  • 333

Exame Informática

A Samsung Electronics revelou numa apresentação aos investidores um abrandamento nos lucros registados no segundo semestre deste ano, face ao ano anterior. Segundo a fabricante coreana, a maior concorrência no segmento dos smartphones, o declínio da procura e ainda a redução das margens de lucro por aparelho são os motivos que levam a este abrandamento. Durante o período de abril a junho, o lucro operacional da Samsung Electronics foi de 13,2 mil milhões de dólares, o que representa 5,2%.

Apesar do abrandamento, a Reuters lembra que este será o sétimo trimestre consecutivo com lucros. No entanto, esta performance leva a preocupações de que o segmento dos smartphones não cresça exponencialmente como tem acontecido até agora, o que obrigará os fabricantes a reinventarem-se.

No caso da Samsung, o Galaxy 9+ foi destronado pelo iPhone 8, principalmente devido a um volume de vendas baixo na Europa. Por outro lado, a proliferação dos fabricantes chineses de baixo custo tem também representado um golpe, nomeadamente nos grandes mercados como a China ou a Índia.

A venda de chips NAND e de DRAM representa já um terço das receitas da Samsung Electronics. Espera-se que o preço médio de venda de um chip DRAM suba 14,8% este ano, segundo a Gartner, o que poderá ajudar a alavancar os lucros.

Por outro lado, o receio de uma guerra económica entre a China e os EUA também preocupa os investidores da Samsung, uma vez que a Coreia do Sul depende demasiado das exportações.