exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Fabricantes automóveis e das Telecomunicações pedem padrão C-2VX para carros conectados

BMW, Daimler, Ericsson e Deutsche Telekom estão entre as empresas que pedem à União Europeia a adoção de um padrão para os carros conectados o que ajudará a proliferar o segmento.

  • 333

Exame Informática

Os carros conectados são uma das próximas tendências, com promessa de serem uma nova fonte de receita para empresas ligadas às telecomunicações e para os fabricantes automóveis. Agora, estas mesmas empresas juntaram-se para pedir à União Europeia que aprove o C-V2X como standard para a comunicação entre os veículos. Um grupo onde se incluem BMW, Daimler, Ericsson e Deutsche Telekom acredita que esta tecnologia é melhor do que o rivar ITS-G5 baseado em Wi-Fi.

Segundo uma carta assinada pelos executivos destas marcas, o C-V2X está a emergir em mercados como a China ou os EUA como um forte candidato para a C-ITS, de Cooperative Intelligent Transport Systems. O ITS-5G, por outro lado, apesar do nome, não tem qualquer relação com o 5G e não apresenta grandes perpetivas de evolução, dizem estas marcas, citadas pela Reuters.

A Comissão Europeia prepara-se para se juntar e debater o tema, com a proposta de legislação a ser conhecida mais para o final do ano.