exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Informação militar confidencial à venda na dark web por 150 dólares

Recorded Future

Uma falha de segurança num router permitiu a um hacker aceder a informação da Força Aérea dos Estados Unidos sobre os drones MQ-9 Reaper

  • 333
Paulo Matos

Paulo Matos

Jornalista

Investigadores da empresa de segurança Recorded Future afirmam ter encontrado à venda na dark web documentos que revelam segredos militares. Em causa estão documentos onde se revelam detalhes sobre os drones MQ-9 Reaper da Força Aérea norte-americana e sobre formações relacionadas com tanques, técnicas de sobrevivência e engenhos explosivos, revela a Cnet.

O cibercriminoso estava a pedir entre 150 a 200 dólares (cerca de 128 a 170 euros) e mostrava um esquema do drone para tentar comprovar a veracidade da informação que detinha. Para chegar a estes dados, o hacker tirou partido de uma vulnerabilidade dos routers que era conhecida desde 2016, tendo recorrido ao Shodan, um motor de pesquisa para dispositivos conectados, para encontrar equipamentos vulneráveis a esta falha. Neste caso específico, o criminoso conseguiu roubar documentos de um computador pertencente a um capitão que se encontrava na base da Força Aérea do Nevada.

De acordo com a Recorded Future, o hacker também conseguia ver imagens em tempo real das câmaras de videovigilância e dos drones que fazem o patrulhamento da fronteira.

Recorde-se que o drone MQ-9 Reaper é um dos mais utilizados em todo o mundo para fins militares, marcando presença tanto na Força Aérea como na Marinha dos Estados Unidos, além da CIA e da NASA, por exemplo.

  • 333