exameinformatica

Uma parceria VISÃO

Siga-nos nas redes

Perfil

Mercados

Vendas de computadores pessoais crescem… pela primeira vez em seis anos

Tomohiro Ohsumi, Getty Images

Duas consultoras estão de acordo em relação ao crescimento do mercado, mas em desacordo sobre quem o lidera. Gartner e IDC revelaram esta semana que as vendas de computadores pessoais aumentaram pela primeira vez desde 2012.

  • 333

Exame Informática

O mercado mundial de vendas de PC cresceu no segundo trimestre deste ano. Os valores não impressionam, mas quebram, claramente, a tendência de queda que se registou no setor nos últimos anos. A IDC indica um crescimento de 2,7% e a Gartner fica-se pelos 1,4%. É importante perceber que as consultoras analisam o mercado tendo em conta diferentes parâmetros. A IDC, por exemplo, não inclui os tablets Windows (onde se inclui o Surface, da Microsoft), mas contabiliza os Chromebooks (portáteis de baixo preço que utilizam o sistema operativo da Google – não estão disponíveis em Portugal). A Gartner, por seu lado, faz exatamente o contrário. Ou seja, não considera os Chromebooks, mas inclui os tablets que correm Windows.

O que interessa reter é que, segundo os dados de ambas as consultoras, o mercado mundial de PC cresce pela primeira vez desde 2012 e, segundo a Gartner, o segmento empresarial é o principal responsável por este caminho do crescimento. A empresa indica a transformação digital (que neste caso implica a renovação do parque informático das organizações) e a migração para o Windows 10 como principais motores para o investimento em novas máquinas.

As consultoras concordam que em dois anos, passando esta oportunidade para a migração de Windows 10, as vendas vão voltar a descer. Os números indicam que os principais fabricantes cresceram em conjunto. Lenovo, HP, Dell, Apple e Acer são as empresas referidas nos relatórios e as que dominam o top mundial de fabricantes de computadores.

Os números da Gartner (que podem ser vistos AQUI) indicam que a Lenovo tem uma quota de mercado 21,9%. Curiosamente, a mesma que a HP. Ambas as empresas lideram o mercado mundial. Segue-se a Dell com 16,8% e depois a Apple com 7,1%. O top 5 fecha com a Acer que tem uma quota de mercado de 6,4%.

Para a IDC, a HP lidera o mercado com 23,9% de quota. A Lenovo está em segundo com 22,1% e a Dell em terceiro com 18,1%. Apple e Acer fecham o top com 6,9% e 6,7% respetivamente. Podem ver os números da IDC AQUI.